Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Pipridae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Piprinae
 Rafinesque, 1815
Espécie: M. pyrocephalus

Nome Científico

Machaeropterus pyrocephalus
(Sclater, 1852)

Nome em Inglês

Fiery-capped Manakin


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Fiery-capped Manakin

The Fiery-capped Manakin is a passeriforme of the family Pipridae.

Characteristics

Medindo aproximadamente 10 cm de comprimento. Apresenta coloração predominantemente marrom com listras brancas, asas verde musgo, olhos vermelhos, chapéu amarelo onde raramente se observa uma linha vermelha que corta o centro da cabeça, loro e coberteiras auriculares verdes musgo, cauda parte superior verde musgo e inferiormente branca, pernas vermelhas pálidas e unhas brancas e bico negro.

Food

Alimenta-se de pequenos frutos e insetos.

Breeding

O ninho tem o formato de um copo de vinho, é construído entre duas forquilhas a uma altura por volta de um metro do solo, utiliza raízes finas e musgo.

Habits

Habita as florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude. Estritamente florestal.

Muito discreto em meio a floresta, sua vocalização é extremamente baixa quase imperceptível ao meio de cigarras e grilos, vive perto de nascentes, costuma defender o território quando outro macho está presente, nesse momento quando muda de um poleiro a outro as asas provocam estalos que denunciam sua presença.

Distribution

A população ainda não foi quantificada, e tem distribuição irregular. Acredita-se que exista menos de 10.000 indivíduos maduros, com um declínio maior de 10% em dez anos ou três gerações, devido à perda de habitat, pois é encontrado em fragmentos florestais. Por estas razões, a espécie é avaliada como Preocupante.

Pode ser encontrado no Brasil, Bolívia, Peru e Venezuela. No Brasil pode ser encontrado nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

References